Ação é realizada pela CerVivo em Patrocínio (MG); objetivo é dar visibilidade ao protagonismo das mulheres nas ações sustentáveis
Com o objetivo de reconhecer o protagonismo das mulheres frente à gestão das propriedades rurais e na manutenção de suas famílias, o projeto Saneamento Básico Rural – idealizado pela Associação para o Cerrado Vivo (Cervivo) – promove a primeira roda de conversa na Comunidade de Malhadouro. O evento gratuito será no dia 20 de maio, no Centro Comunitário, a partir das 9 da manhã.
Na rotina das propriedades rurais, as mulheres desempenham papeis essenciais no trabalho doméstico. Somado ao maior envolvimento no domicílio, as mulheres também têm alto grau de participação nas decisões relativas aos assuntos de produção e gestão da propriedade rural. Apesar do empoderamento na agricultura familiar, ainda é possível verificar uma invisibilidade dessas mulheres.
Segundo Letícia Pereira, diretora executiva da Cervivo, o papel do cuidado à saúde e ao meio ambiente muitas vezes é incentivado pelas mulheres. “O olhar delas é diferente do olhar do homem por sua sensibilidade e, por isso, elas conseguem promover e motivar muitas ações de saúde e impacto ambiental. Por isso, a valorização de lideranças femininas no meio rural também fortalece a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. Queremos reconhecer o protagonismo dessas mulheres. Dar visibilidade à sua contribuição nas propriedades rurais é um dos nossos objetivos”.
Nessa ação, a Cervivo propõe palestras sobre autocuidado, valorização e liderança feminina. Os temas das palestras serão apresentados por mulheres da própria comunidade. Durante o evento, será servido café especial e sorteio de alguns brindes.
O projeto
Criado pela CerVivo, Saneamento Básico Rural tem como objetivo principal capacitar produtores rurais na implementação de tecnologia de coleta e tratamento de esgoto sanitário doméstico, provendo a proteção ambiental e melhorando a qualidade de vida dos moradores de comunidades rurais.
Comentários