top of page
Foto do escritorCerVivo

Projeto de Saneamento Básico Rural já beneficiou mais de 30 famílias em Patrocínio (MG)

Iniciativa é realizada pela ONG CerVivo – ODS 6


A CerVivo, por meio do projeto Saneamento Básico Rural, já beneficiou 33 famílias com tratamento de esgoto, além de promover mais de dez capacitações em cinco comunidades. “A capacitação e a construção de unidades de tanque de evapotranspiração (TEvap), ou seja, fossas ecológicas, resultam em comunidades empoderadas e com melhor qualidade de vida, diminuindo as possibilidades de contaminação por esse efluente e proliferação de doenças”, pontuou a diretora executiva da CerVivo, Letícia Pereira.


Segundo o Plano Municipal de Saneamento Básico de Patrocínio e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, existem 40 comunidades na área rural e 10% possuem coleta ou coleta e tratamento de esgoto sanitário, onde 55% das casas ainda utilizam a fossa rudimentar.


Preocupada com este cenário, com a qualidade do recurso hídrico em Patrocínio e com o desenvolvimento das comunidades rurais, a ONG CerVivo iniciou, em 2019, o projeto Saneamento Básico Rural. A ação capacita e implanta fossas ecológicas em comunidades localizadas nas proximidades de cursos d’água de importância para o município. Contemplado recentemente na 5ª edição do Edital da Água, do Instituto Mosaic, o projeto, com execução 2023/2024, segue incentivando o uso de sistemas de tratamento de esgoto doméstico adequados para proteção do recurso hídrico na região.


“Quero agradecer, em nome da nossa comunidade, a CerVivo, por essa oportunidade. A fossa séptica foi uma maravilha pra gente. Tivemos capacitações, a comunidade estava toda presente, fizemos duas fossas sépticas, e se Deus quiser vamos fazer mais”, afirmou senhor Wilson, de Malhadouro, uma das comunidades que recebeu a ONG para execução do projeto de Saneamento Básico Rural.


O TEvap trata a matéria orgânica do rejeito e permite que sejam aproveitados os nutrientes no desenvolvimento de plantas que transpiram a água lançada no sistema. Nos quatro anos de execução da iniciativa, 46 TEvaps foram construídas com recursos do projeto e quase 20 mil litros de esgoto por dia são destinados corretamente.


De acordo com estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a falta de saneamento básico traz prejuízos à saúde pública, aos trabalhadores e produtores rurais, ao desenvolvimento das crianças, às possibilidades de trabalho e vida das mulheres, além dos prejuízos ao meio ambiente. Nesse sentido, a Embrapa destaca a urgência em conscientizar moradores rurais e formá-los como agentes multiplicadores de tecnologias como o TEvap, da CerVivo. Além disso, em 2020, a Embrapa conseguiu a inclusão do atendimento à zona rural no projeto de lei (PL 4162/19, do Poder Executivo) que estabelece o novo marco legal do saneamento básico no país.


Acesse o site cervivo.com.br e as redes sociais @cervivoong para mais informações do trabalho da ONG.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page