top of page
cervivo5

CERVIVO PARTICIPA DO 1º CONGRESSO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL

Instituição tem se tornado referência na implementação de fossas ecológicas na área rural do município de Patrocínio-MG


O 1º Congresso Nacional de Saneamento Rural, na UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco), no município de Juazeiro-BA. O evento, cujo o tema foi Compromisso com a Universalização do Saneamento Rural, contou com mais de 50 especialista, com destaque para a presença do Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, e de instituições de referência na gestão e implementação como O SISAR e CENTRAL.


A CerVivo iniciou sua participação, apresentando os resultados em mais de cinco anos de experiência na implementação de TEvaps na área rural de Patrocínio, onde mais de 58 famílias já foram beneficiadas em 11 comunidades. O evento foi uma importante oportunidade para troca de experiências e aprendizado especializado para o meio rural.


Segundo a coordenadora, representante da instituição que estava presente no congresso “A CerVivo tem se tornado referência na implementação e manutenção de unidades individuais de tratamento de esgoto no município, o nosso trabalho tem sido reconhecido e procurado pelos moradores e por outras instituições, o que nos cabe agora é procurar meios de fortalecer e expandir as nossas ações, o que nos levou a participação nesse, que foi um dos mais importantes eventos sobre o tema realizados até o momento. Não deixando de agradecer os nossos parceiros que acreditam e fazem com que este trabalho aconteça.”




Desafios para a universalização do saneamento rural

Sabemos que o ambiente urbano possui uma atenção maior quanto ao saneamento básico, tanto em tecnologias, implementação, regulação e investimento. O ambiente rural, por muito tempo esquecido, apresenta um déficit no atendimento a este requisitos, o que prejudica não somente os moradores da área rural, mas a economia local e a disponibilidade de água para toda a cidade.

Segundo o Plano Nacional de Saneamento Básico, a universalização dos serviços de água e esgoto devem acontecer até o ano de 2033, incluindo a área rural. Para isso, recursos estão sendo liberados para os municípios que possuem Planos Municipais de Saneamento Básico.

Os planos municipais precisam ser bem estruturados, de forma a atender de forma específica as demandas de cada região, as quais são diversas.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page